Saiba como uma landing page atua na captação de alunos

Uma instituição de ensino precisa fazer algum tipo de propaganda ou ação de marketing para fazer a captação de alunos. Pode ser desde o velho boca a boca até os mais modernos conceitos de mídia digital, redes sociais e afins. Uma das ferramentas que você pode aproveitar para realizar esse serviço é a landing page.

Para iniciar, é importante que façamos uma diferenciação entre a home page e a landing page. A primeira é a página principal do seu site, a primeira tela que qualquer pessoa enxerga ao acessar a sua página. A segunda é uma página especialmente projetada para o fechamento de um negócio, a compra de um produto ou serviço.

É por esse motivo que ela recebeu o nome de landing page, já que o termo é uma analogia às aterrissagens de aeronaves, como se o cliente “pousasse” em seu site. Essa página é o local para o qual a pessoa costuma ser redirecionada por uma propaganda ou por mecanismos de busca e tem características próprias para entregar os resultados pretendidos.

Um exemplo claro são os grandes comerciantes varejistas, que atuam online para vender todo tipo de produtos. Somos normalmente direcionados para uma página com o produto que desejamos agora ou anteriormente baseado em nosso histórico de navegação ou em um simples clique que fizemos.

Conversão

Um termo importante em termos de marketing é o da conversão, ou seja, a relação entre o número de visitantes em sua página e o número de negócios efetivados. Se o número de visitas é baixo, está faltando divulgação, mas se o número está dentro das previsões e, mesmo assim, o número de captação de alunos não está satisfatório, isso pode significar que a sua página não está funcionando como deveria.

Por isso, vamos entender melhor como você pode otimizar a sua landing page para obter resultados melhores que os atuais.

Estágio da atração

Antes de definir como será a sua landing page, é preciso estabelecer com o seu departamento comercial até onde essa página irá na relação entre a sua instituição de ensino e o futuro aluno. Ao contrário de uma loja varejista, cuja conversão costuma ser imediata, a captação de alunos exige que pré-requisitos sejam checados – já que um aluno não pode ingressar no ensino médio sem ter completado o ensino fundamental, por exemplo.

O mais comum será o preenchimento de um formulário de interesse com dados relevantes para que o departamento comercial faça um contato posteriormente ou o aluno realize algum tipo de prova para o ingresso. Portanto, essa página precisa ser atrativa, ou seja, chamar a atenção do futuro aluno para o produto ou serviço oferecido.

Pode ser interessante colocar uma grande quantidade de argumentos, de informações aqui, mas isso quase sempre resulta em uma apresentação poluída em demasia e que se mostra desinteressante para a maioria das pessoas.

Uma landing page poderosa na captação de alunos é aquela que concentra as informações mais relevantes e deixa um convite bastante claro para a conversão.

Lembre-se de que uma página com informações em demasia pode se tornar desinteressante, fazendo com que menos pessoas cliquem no botão desejado. Logo, encontre a melhor relação entre quantidade de informações e clareza da página.

Faça perguntas relevantes

Outro erro comum na captação de alunos é a quantidade excessiva de perguntas feitas nos formulários a serem preenchidos por eles. Um formulário muito grande ou de difícil preenchimento em uma landing page pode prejudicar a conversão e a captação de alunos, pois muitos podem desistir no meio por não saberem algum dado ou simplesmente porque se entediaram durante o preenchimento.

Reúna-se com o departamento comercial competente e veja quais perguntas são relevantes, quais informações são imprescindíveis em uma primeira etapa e deixe para as próximas etapas tudo aquilo que pode prejudicar a captação de alunos nesse primeiro momento.

Lembre-se de que, ao contrário do comércio varejista, a sua venda não será efetivada nesse primeiro momento, uma vez que a relação entre aluno e instituição de ensino costuma ser mais longa e haverá tempo para se conseguir esses dados posteriormente.

Mostre o seu valor

Um erro que pode acontecer é o convite desesperado à conversão. Lembre-se de que os alunos estão procurando por instituições de ensino em que desejem estudar, isto é, por qualidade de ensino e altos padrões de excelência.

Não caia na tentação de facilitar demais a conversão, já que o aluno precisa se sentir aceito pela escola, e não o contrário. Mostre em sua landing page o quanto a sua instituição é prestigiada, conceituada e séria, assim ele terá o desejo de se matricular e passará mais suavemente pelas próximas etapas. Afinal, quer ser aceito pela instituição, e não apenas se tornar um cliente dela.

Para saber mais sobre a captação de alunos, baixe agora mesmo o nosso material rico e tenha acesso a um conteúdo ainda mais completo.