Blog

5 Estratégia para vender cursos a distância

Vender curso online, na maioria dos casos, não é tão fácil: encontrar gente disposta a pagar pelo conhecimento que você propaga pode ser um grande desafio.

Se você quer saber o que fazer para aumentar o volume de vendas dos seus cursos online? Dê uma olhada nas principais ações de Marketing que você pode implementar!

 

1 – Crie Landing Pages para divulgar ofertas relacionadas ao curso.

Antes de mais nada, uma Landing Page (página de conversão) é uma página que possui um objetivo: levar a pessoa que está acessando a executar uma ação específica.

Pode ser assistir um vídeo, se inscrever em um treinamento, curtir sua página no Facebook e até mesmo para a captação de emails para a distribuição dos seus eBooks e webinars.

Em resumo, seu objetivo é gerar Leads, normalmente por meio do download de conteúdo gratuito, uma recompensa digital para o seu contato. Pensando na divulgação dos seus cursos, listamos alguns exemplos de conteúdo que atraem alunos:

  • Modelos e apresentações

Apresentações, planilhas, modelos de orçamentos e palestras são excelentes iscas. Disponibilizar esses arquivos para download pode ser um diferencial para a divulgação do seu curso.

Por exemplo, para um curso online de inglês, disponibilize uma tabela com as frases mais utilizadas na língua inglesa ou um modelo para aprender a se comunicar, desenvolvido para quem está começando a aprender inglês.

  • eBooks

Um eBook é uma ótima oferta para utilizar nas suas Landing Pages. É uma forma de você disponibilizar um material de valor para atrair a atenção do público-alvo aos seus cursos. Faça uma revisão dos seus conteúdos e crie um eBook com um compilado de textos, por exemplo. Isso vai atrair o olhar e a leitura dos que estão interessados no tema que você oferece.

Melhor ainda: as pessoas que optam por fazer o download certamente estão interessadas em aprender de forma rápida (o que o curso online proporciona), pois têm algum motivo para adquirir seu conteúdo.

  • Aulas grátis

Muitas vezes as pessoas deixam de adquirir um curso por não saber exatamente como ele funciona e se realmente supre suas necessidades.

Uma alternativa para tanto é atrair o cliente com aulas ou módulos grátis, com o intuito de despertar seu interesse e incentivá-lo a comprar o resto do curso e continuar consumindo o material.

É interessante também enviar um email especialmente para aqueles que assistiram à aula grátis, mas não compraram o curso.

Use o melhor modelo de Landing Page

Lembre-se que o objetivo da sua Landing Page é converter os acessos em Leads. Por isso, ela precisa:

  • Chamar a atenção;
  • Despertar o interesse;
  • Instigar o desejo
  • Levar à ação de preencher os dados/formulário.

Para isso, você precisa ser direto e preciso. Evite ao máximo links externos em sua Landing Page. Dê ao visitante no máximo duas opções: fazer o download mediante o preenchimento dos dados ou sair da página, retornando ao seu site.

Além disso, invista em um design chamativo e contrastante, que leve o usuário e realizar a ação desejada.

 

  1. Foque no benefício

É provável que haja cursos online sobre qualquer assunto que você conseguir pensar. Porém, o que motiva mesmo o aluno é o que ele vai conseguir obter ao colocar em prática o aprendizado.

Pode ser uma vantagem financeira, de produtividade ou de status. Pode ser também algo que faça com que a pessoa chegue mais perto do seu sonho.

Logo, toda a comunicação precisa ser direcionada para o benefício conquistado por meio do curso e para a vantagem que o Lead terá ao aprender aquilo. A Udemy costuma explorar o benefício financeiro que os alunos dos cursos terão. Veja um exemplo:

É importante reforçar também o que a pessoa pode perder caso não aprenda algo ensinado no curso. Um profissional de marketing que não domina Inbound Marketing ou um vendedor que não aperfeiçoa suas estratégias de negociação estarão fora do mercado de trabalho em breve.

 

3. Crie um blog

Outra estratégia eficiente para a divulgação de cursos online é criar um blog com assuntos interessantes sobre a área em que o seu curso está inserido.

No blog, você pode não só falar sobre o seu curso online como também utilizá-lo como uma espécie de “gancho” para criar posts atrativos. Com esse conteúdo, você já adianta o que o futuro consumidor encontrará no seu curso.

Capriche bastante no conteúdo divulgado por essa mídia com temas úteis, relevantes, instigantes e curiosos. Com certeza, você notará um grande aumento da sua audiência!

Por exemplo: se você tem um curso sobre culinária, por que não manter um blog com receitas simples e chamar seus espectadores para aprender os passos mais avançados em seu curso?

4. Faça publicações e anúncios nas mídias sociais

As redes sociais têm um papel fundamental para instituições de ensino na divulgação de cursos online. Portanto, use-as como uma forma de oferecer informações úteis para aqueles que curtem a sua página. Procure sempre passar dados relevantes sobre o seu curso, pois isso ajudará a aumentar a popularidade do seu material.

As páginas do Facebook, Twitter, Instagram e demais redes sociais são atualizadas dezenas ou até centenas de vezes por dia. Então comece desenvolvendo uma página para o negócio e, em seguida, reproduza nela conteúdo de qualidade e relevante na divulgação do seu curso. Ah, e sempre adaptando o conteúdo para cada rede social específica!

Que tal oferecer amostras das aulas e/ou apostilas do curso, despertando o interesse no aluno? Outra dica é disponibilizar videoaulas de curta duração no YouTube como uma prévia do conteúdo que será oferecido em seu curso. A ideia é atrair o interesse do espectador e, claro, futuro aluno.

Procure utilizar a mídia social em que seu público está mais inserido, faça testes, mas evite gastar seus esforços em mídias que não dão resultados.

Mas pensando nos formatos de divulgação, existem dois tipos principais nas mídias sociais:

Publicação orgânica

A divulgação orgânica é o trabalho que você faz de forma gratuita nas mídias sociais. Ela depende do engajamento das pessoas, de que elas compartilhem e sigam seu conteúdo para ter acesso a ele.

É legal fazer publicações diárias oferecendo conteúdos como blog posts, infográficos, eBooks e outros materiais que seu público possa julgar interessante e estejam relacionados ao seu curso, e veja se estão tendo um bom engajamento.

Mídia paga

Com a diminuição do alcance das publicações orgânicas, a procura por mídia paga tem crescido, pois com ela é possível segmentar o público da campanha, personalizar e analisar os dados através dos relatórios.

As principais vantagens de trabalhar com anúncios são o aumento da visibilidade, a segmentação e o baixo custo.

Uma forma de aproveitar a segmentação nesses canais para direcionar suas ações é fazendo investimentos em plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads. No Facebook, por exemplo, você pode separar seu público-alvo por faixa etária e interesses ligados ao tema de seus cursos.

5. Ofereça os cursos por Email Marketing

O email é a forma como você irá manter um relacionamento com seu cliente e possível cliente. É nele que você irá oferecer conteúdos para engajar sua base de Leads e fazê-la avançar pelo funil de vendas.

Tenha sempre atenção na hora de escrever seus emails: use imagens leves, títulos atraentes e desafiadores e uma linguagem pessoal e intimista.

Ferramentas como o RD Station Marketing, LeadsLovers ajudam você a agendar emails para segmentações específicas e a criar Automação de Marketing (falaremos sobre isso mais adiante).

Você pode tanto utilizar os emails para divulgar um curso pelo qual o usuário já tenha se mostrado interessado, como também pode usá-lo para promover novos cursos para a sua base de contatos.

Para qualquer uma dessas dicas, foque sempre no benefício e no problema que seu curso resolve, e não no seu curso em si. Ele pode ser incrível, mas se não estiver claro qual dor da sua persona será resolvida e em que benefício resultará, não será atrativo.

Como o ticket médio de cursos online costuma ser baixo, o custo de aquisição por cliente também não pode ser alto. Logo, o Lead precisa ser incentivado a fazer o curso o mais cedo possível, de preferência na primeira página com a qual tem contato.

Espalhe iscas fundo de funil no seu site e blog, gere senso de urgência e crie ofertas para acelerar a tomada de decisão.

Para oferecer experiências positivas, entenda a jornada do aluno ao longo do curso, mitigue pontos de distração e crie uma automação para mantê-lo engajado. Garantida a melhor experiência, estimule a indicação de outros alunos para o curso e divulgue os depoimentos positivos.

Que tal desenvolver toda essa estratégia na prática? Somos especialistas em Marketing para instituições de ensino. Faça um diagnóstico de marketing e confira todas as possibilidades de criação de landing page, criação de persona,  envio de emails, criação de fluxos de automação e gerenciamento de toda sua base de contatos e alunos! É só preencher o formulário abaixo – e não precisa colocar dados de cartão de crédito. 😉

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp