Blog

Como ter um site ou e-commerce com o nome da sua empresa

O que é domínio?

Entender o que é um domínio é muito simples. Basicamente, é o endereço que você digita na barra do navegador para entrar em um site. É como se fosse o endereço de sua casa digital, e por este motivo, precisa ser único.

O domínio da nossa agência, por exemplo, é uprisenegocios.com, e quando usuários desejam entrar em nossa página, podem digitar essa sequência diretamente na barra de endereço do navegador.

O ideal é utilizar domínio que tenham a ver com seu serviço, marca ou mesmo nome da empresa. Isso porque os usuários gostam de endereços que são fáceis de lembrar, o que vai te dar pontos a mais na hora de uma busca pelos seus serviços.

 

Vantagens de ter um domínio próprio

 1 – Mais presença no mundo on-line

Por ser simples e fácil de memorizar, um domínio próprio melhora sua presença na web.
Como usuários estão o tempo todo buscando por informações, e querem encontrá-las de forma rápida, ter um nome só seu que utilize as extensões mais conhecidas, como .com ou .com.br, pode te ajudar a sair na frente.

Credibilidade perante o usuário

Se você não se colocar no lugar do usuário, poderá ter problemas quanto a usabilidade e até rankeamento SEO de seu site. Isso também vale para o domínio!

Quanto mais personalizado e profissional ele for, mas as pessoas terão segurança e confiança em seu negócio, principalmente se você oferece serviços ou é um e-commerce.

 

2- Facilidade na criação de subdomínios

Você sabe o que é domínio, mas pode ir muito além disso e criar subdomínios para seu site.

Os subdomínios são adicionados ao domínio existente para encaminhar a URL a um lugar específico de seu site. Por exemplo, se seu endereço é “meusite.com.br” e você acabou de criar um blog, pode criar um subdomínio para ele: “blog.meusite.com.br”.

A vantagem é que com um domínio próprio você pode criar até 100 subdomínios de forma fácil e rápida, no painel de controle onde registrou seu endereço.

Desta forma pode personalizar seu site sem precisar de ajuda técnica!

 

3- Melhor rankeamento SEO

Mecanismos de busca sempre priorizam o que é mais intuitivo e oferecem mais valor para o usuário.

Neste caso um domínio próprio é favorecido por estas ferramentas, pois a URL amigável é mais fácil de ser entendida e oferece melhor experiência ao usuário na hora da escolha por qual site acessar.

 

4- Criar e-mails personalizados

É um endereço de email personalizado que utiliza o seu nome de domínio. Por exemplo, contato@meusiteincrivel.com. Um endereço de email profissional causa uma ótima impressão em seus clientes.

 

Como  ter um domínio próprio personalizado?

Como ter um domínio próprio: passo a passo

O primeiro passo para adquirir seu domínio é verificar se o nome escolhido por você está disponível. Para isso, acesse o site Registros.br e digite o nome do domínio desejado na barra de pesquisa.

 

 

Se o endereço não estiver disponível, o site avisará instantaneamente. Em caso de retorno positivo, basta proceder com o registro que consiste, basicamente, em preencher um formulário com todas as informações sobre sua página web e seus dados de cobrança.

Ao término do processo, você receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado confirmando a transação e, pronto: você já tem seu domínio registrado!

Vale lembrar que o tutorial acima é válido apenas para domínios com final .com.br.  Focamos nele por ser mais utilizado pelos sites brasileiros.

 

Dicas para ter um bom domínio

Os detalhes, a seguir, podem te ajudar a estabelecer um domínio que passe mais confiança para os usuários:

Custos de registro e hospedagem

Já se foi o tempo em que ter um domínio próprio era coisa de grandes empresas. Prova disso é que existem mais de 250 milhões de endereços registrados no mundo, sendo mais de 3 milhões deles no Brasil.

Com o aumento da demanda pelo registro, os preços reduziram e, hoje, é possível adquirir um domínio próprio pagando apenas R$40 por ano. Existem, ainda, várias opções de planos com descontos para quem adquire o direito de uso do domínio pelo prazo de 2, 5 ou até 10 anos.

Já a hospedagem do conteúdo é cobrada em mensalidades, que variam de acordo com o espaço disponível no servidor e os recursos oferecidos. Mas é possível adquiri-los por menos de R$30 mensais.

Comparado com os anúncios, ter um domínio próprio é um investimento mínimo, mas que pode trazer retornos expressivos para seu negócio tanto em visibilidade da página, como em vendas. Para saber mais sobre criação de sua página e serviços de hospedagem, acesso nosso post sobre como criar um site sozinho.

 

Definindo a extensão e a compra

Para garantir o endereço de seu site, você deve consultar a disponibilidade, conforme mostramos no tutorial a cima.

Além da extensão tradicional .com.br, existe uma diversidade de opções como .net, .org, .edu., mas se seu produto não for muito específico (como o site de uma galeria de arte, por exemplo), sugerimos que você siga com a primeira opção, pois os sites com final .com.br costumam performar melhor, já que são mais intuitivos para os usuários brasileiros.

Isso não significa que você não possa ter mais de um domínio registrado. Essa ideia, aliás, é uma vantagem competitiva contra possíveis falsificadores, além de restringir a concorrência.

Imagine que você tenha um blog sobre consultoria financeira e conseguiu adquirir o domínio www.saiadovermelho.com.br (URL fictícia). Trata-se de um nome comum para quem pesquisa sobre o assunto, certo?

Por isso, você pode adquirir domínios semelhantes ou com o mesmo nome, mas extensões diferentes, para garantir que não existam outros sites por aí com o mesmo nome que o seu, pois isso pode enganar quem já é seu cliente.

Caso seu negócio tenha âmbito internacional, vale a pena adquirir também um domínio .com. Estes são geridos por empresas que se encontram, principalmente, nos Estados Unidos, como a Godaddy.com. Antes de escolher o serviço, certifique-se quanto à credibilidade da empresa e dos recursos que ela oferece, como, por exemplo, hospedagem, suporte e painel de controle.

 

Gostou do conteúdo, tem alguma dúvida? Se você precisa de ajudar para criar seu site e seu e-commerce, a Uprise pode fazer tudo para você. Podemos te assessorar na escolha do seu domínio, na contratação de sua hospedagem e principalmente podemos desenvolver site personalizado, para apresentar sua empresa e vender seus produtos online.

Informe seus dados que  já te retornamos com mais informações. OK?!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp