Blog

Whatsapp Pay: pagamento direto do seu aplicativo, veja como funciona

O Facebook lançou recentemente o Facebook Pay, seu próprio sistema de pagamento que promete facilitar as transições comerciais em todas as redes sociais da empresa, incluindo Whatsapp e o Instagram.

Brasil é o primeiro país a receber a atualização do Whatsapp, do grupo Facebook, que anunciou uma nova ferramenta de pagamento do aplicativo no Brasil: o Whatsapp Pay. Essa funcionalidade permite que você receba os pagamentos dos seus clientes na própria conversa, direto na conta da empresa.

Essa será uma forma eficaz de evitar que o cliente se perca no processo de finalização da compra e desista. Com a atualização, os seus clientes poderão realizar transferências durante a conversa no Whatsapp, de forma prática.

O Whatsapp Pay vale tanto para pessoa física quanto jurídica e serão aceitos pagamentos em cartões, como: Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Para saber mais detalhes sobre a nova funcionalidade e como usá-la para otimizar as vendas do seu negócio, continue a leitura deste artigo. Vamos te explicar tudo sobre essa novidade!

Pagamentos online pelo Whatsapp Pay

No Brasil, são mais de 130 milhões de usuários ativos no Whatsapp. Entre eles, estão também os empreendedores, que usam o aplicativo para atendimento e venda de produtos.

Nos últimos anos, foram lançadas diversas iniciativas para melhorar a experiência desses vendedores dentro da plataforma, como a possibilidade de catálogo de produtos, perfil comercial personalizado, mensagens automatizadas… Tudo que torna as vendas uma tarefa fácil por lá.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis, hoje, no Whatsapp Business, que é a ferramenta do Whatsapp focada em negócios.

Se você ainda não conhece e quer saber mais sobre o Whatsapp Business, recomendamos esse artigo para você: 5 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business.

A mais recente novidade, o Whatsapp Pay, no entanto, será aberta tanto para usuários do Whatsapp comum quanto para os do Business – um para pagar, outro para receber. Mas, sem previsão de lançar para Whatsapp API.

Com isso, será possível fazer trocas financeiras entre pessoas físicas e jurídicas dentro da própria conversa, como se fosse anexar uma foto, por exemplo.

As transações serão processadas pela Cielo, que vai aceitar cartões do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

As atualizações serão feitas gradualmente por aqui no Brasil. Então, em breve, você poderá atualizar o aplicativo no seu celular e a nova funcionalidade estará disponível.

Como funciona o pagamento por Whatsapp?

Para utilizar o recurso, você precisa fazer um cadastro de credenciamento na Cielo – é por lá que os pagamentos serão processados. Basta você ter o perfil comercial no Whatsapp Business e, no castrado, fornecer informações da empresa como CNPJ, conta bancária e endereço.

Em 3 dias, a função do Whatsapp Pay estará liberada para você!

Taxas e Tarifas do Whatsapp Pay

O sistema de pagamento usado será o Facebook Pay e os usuários poderão usar de forma gratuita. Os perfis comerciais, no entanto, receberão a cobrança de uma taxa a cada recibo de pagamento. Ou seja, as formas de pagamento estarão integradas com o Facebook Pay.

Para os lojistas que usam o Whatsapp Business, será cobrada uma taxa de 3,99% por transação.

Formas de Pagamento Disponíveis

As formas de pagamentos disponíveis para o Whatsapp Pay são por meio de Cartão de Crédito e Débito nas bandeiras Mastercard e Visa. As instituições parceiras são:

  • Banco do Brasil;
  •  Nubank;
  •  Sicredi.

Feito o credenciamento na Cielo e realizando a primeira transação de pagamento pelo Whatsapp Pay, o dinheiro cairá em até 2 dias úteis.

Para envio de dinheiro entre pessoas existe um limite por transação de R$ 1.000,00, de R$ 5.000,00 por mês e de 20 transações por dia.

Já para compra de produtos/serviços não existem limites. Só é necessário que a empresa esteja utilizando a versão Business.

Ganhe dinheiro do jeito certo com o Whatsapp

Com otimizações como essa, as vendas pelo Whatsapp tendem a ganhar mais força, já que as formas de pagamento estão cada vez mais simples.

Essa nova funcionalidade será ótima para encurtar o caminho do cliente até a conclusão da compra. Hoje, o abandono de carrinho é comum, pois durante as etapas do processo de compra o cliente acaba se perdendo e desistindo.

Além da forma de pagamento, existem estratégias que vão te ajudar a captar a atenção do cliente, se relacionar e vender utilizando o Whatsapp.

Gostou desse artigo?  compartilhe ele nas suas redes socias.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp